Medidas elétricas para grupos geradores

Gera Center - Medidas elétricas para grupos geradores

Ao alugar um grupo gerador, você precisa saber quais equipamentos serão conectados ao equipamento e suas unidades de medidas, a fim de que os cálculos sejam feitos corretamente e o projeto não sofra nenhum risco.

Equipamentos de média a alta complexidade devem ter unidades de medidas elétricas, como potências e frequências, específicas para cada projeto.

Por isso, é fundamental entender a diferença entre elas. No caso dos grupos geradores, as medidas são kVA, kW, kVAr e fator de potência.

Qual a diferença entre kVA, kW e KVAr?

O desejo das empresas em utilizar grupos geradores em seus projetos vem da necessidade de se obter fornecimento de energia sem interrupção, de forma confiável e segura.

Porém, ao alugar o equipamento é preciso saber antes o tamanho necessário que o projeto demanda, pois ele estará diretamente relacionado à sua potência em gerar energia.

Quilovolt-amperes (kVA)

A medida kVA equivale ao tamanho do gerador. O kVA, ou quilovolt-ampere, representa a unidade de potência “aparente”, isto é, o quanto de energia o equipamento está usando no sistema como um todo.

Quilowatt (kW)

O quilowatt mede a quantidade de potência gerada pelo gerador, representada pela quantidade de “potência real” de um sistema elétrico, ou seja, quanta energia será convertida para o funcionamento do equipamento.

Essa potência é medida em watts (W), sendo utilizado o termo kW para 1000 watts.

Quilovolts-Ampes-Reativos (kVAr)

A medida kVAr é a potência reativa, que não gera trabalho, mas mantém ativo o campo eletromagnético dos motores, transformadores, geradores e demais componentes do sistema.

E a frequência?

A frequência atual é expressa em Hertz, mas depende do país em que o equipamento se encontra. Aqui no Brasil, utilizamos 60 Hz, assim como nos Estados Unidos, América Latina e alguns países do Oriente Médio, enquanto o resto do mundo utiliza 50Hz.

E o que é fator de potência?

O fator de potência é a eficiência da máquina, visto que o total de potência necessária para o funcionamento do equipamento elétrico é maior do que o gasto para executar o trabalho.

Como podemos ajudá-lo?

Temos as melhores soluções na locação de grupos geradores. Solicite o seu orçamento preenchendo o formulário ao lado ou entre em contato no 11 4616-2900 ou no 11 99977-2900 (WhatsApp).