O que é preciso saber para orçar um grupo gerador?

Gera Center - O que é preciso saber para orçar um grupo gerador?

Na hora de escolher o grupo gerador mais adequado, antes você deverá entender o que é preciso saber para orçar o equipamento.

São vários os critérios a serem observados baseando-se nas necessidades do seu projeto e local de instalação. Veja a seguir:

Principais critérios para orçar um grupo gerador

A primeira coisa a fazer ao orçar um grupo gerador é escolher o tipo de alimentação do motor (diesel, gás, etc).

Em seguida, você deve identificar o consumo de potência total dos equipamentos que serão ligados ao grupo gerador e o tipo de alimentação deles (monofásica ou trifásica), bem como a necessidade de um sistema de regulação da tensão.

Além disso, vai precisar também determinar o local de instalação, tipo de equipamento (móvel ou fixo), o seu regime de uso, acessórios necessários e necessidade de operador ou não.

Existem outros critérios que devem ser observados também como a tecnologia “inverter”, que permite ajustar a velocidade do motor ao consumo dos equipamentos conectados; sistema de arrefecimento e nível de ruído, que pode ser determinante dependendo do local do projeto.

Mobilidade

Os grupos geradores móveis são maiores que os portáteis, porém equipados com rodas para facilitar o seu deslocamento, mesmo os modelos de alta potência. Já outros modelos não são projetados para se mover após instalados, sendo chamados de estacionários ou fixos.

Motorização (tipo de alimentação do motor)

Grupos geradores de energia são equipados com um motor de combustão interna, que transforma a energia mecânica em elétrica através de um combustível.

Um grupo gerador a diesel por exemplo costuma ser mais econômico comparado a um à gasolina de potência equivalente. Já os a gás podem ser menos barulhentos.

Potência total

Para calcular a potência necessária que o grupo gerador deve ter, será preciso saber a potência nominal dos equipamentos que ele vai alimentar e também a potência máxima consumida por eles (ou potência de pico), principalmente no arranque.

Regime de Uso

A potência do gerador vai influenciar também no seu regime de uso: contínuo, periódico, stand-by, emergencial, etc.

Regulação de tensão

O sistema de regulagem de tensão tem a função de estabilizar a tensão de saída, para evitar danos aos equipamentos elétricos conectados ao grupo gerador.

Como podemos ajudá-lo?

Temos as melhores soluções na locação de grupos geradores. Solicite o seu orçamento preenchendo o formulário ao lado ou entre em contato no 11 4616-2900 ou no 11 99977-2900 (WhatsApp).