Na hora de escolher o grupo gerador mais adequado, antes você deverá entender o que é preciso saber para orçar o equipamento.
São vários os critérios a serem observados baseando-se nas necessidades do seu projeto e local de instalação. Veja a seguir:
Principais critérios para orçar um grupo gerador
A primeira coisa a fazer ao orçar um grupo gerador é escolher o tipo de alimentação do motor (diesel, gás, etc).
Em seguida, você deve identificar o consumo de potência total dos equipamentos que serão ligados ao grupo gerador e o tipo de alimentação deles (monofásica ou trifásica), bem como a necessidade de um sistema de regulação da tensão.
Além disso, vai precisar também determinar o local de instalação, tipo de equipamento (móvel ou fixo), o seu regime de uso, acessórios necessários e necessidade de operador ou não.
Existem outros critérios que devem ser observados também como a tecnologia “inverter”, que permite ajustar a velocidade do motor ao consumo dos equipamentos conectados; sistema de arrefecimento e nível de ruído, que pode ser determinante dependendo do local do projeto.
Mobilidade
Os grupos geradores móveis são maiores que os portáteis, porém equipados com rodas para facilitar o seu deslocamento, mesmo os modelos de alta potência. Já outros modelos não são projetados para se mover após instalados, sendo chamados de estacionários ou fixos.
Regulação de tensão
O sistema de regulagem de tensão tem a função de estabilizar a tensão de saída, para evitar danos aos equipamentos elétricos conectados ao grupo gerador.
Potência total
Para calcular a potência necessária que o grupo gerador deve ter, será preciso saber a potência nominal dos equipamentos que ele vai alimentar e também a potência máxima consumida por eles (ou potência de pico), principalmente no arranque.
Regime de Uso
A potência do gerador vai influenciar também no seu regime de uso: contínuo, periódico, stand-by, emergencial, etc.
Motorização (tipo de alimentação do motor)
Grupos geradores de energia são equipados com um motor de combustão interna, que transforma a energia mecânica em elétrica através de um combustível.
Um grupo gerador a diesel por exemplo costuma ser mais econômico comparado a um à gasolina de potência equivalente. Já os a gás podem ser menos barulhentos.